Gêneros
Administração
Artes
Biografia/ Memória
Chick Lit
Ciências
Ciências Políticas
Ciências Sociais
Cinema
Contos/ Crônicas
Culinária
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Economia
Educação
Ensaio/ Teoria literária
Entretenimento
Esoterismo
Espiritualidade
Filosofia
Geografia
Guerra
Guia
História
Infantil
Jovem Adulto
Juvenil
Literatura
Negócios
Obras de referência
Pensamento
Poesia
Policial
Política
Psicologia/ Psicanálise
Quadrinhos
Qualidade de vida
Relacionamento
Religião
Reportagem
Romance brasileiro
Romance estrangeiro
Romance histórico
Suspense
Teatro
Thriller
Viagem/ Aventura
Coleções
Autores
Tenha acesso a
conteúdos exclusivos.

leitor
livreiro
professor

Email:
Senha:
Lembrar senha
Bontempo, Dr. Marcio Home > Autores > Bontempo, Dr. Marcio
Entrevista - Alimentação para um novo mundo

Autor de cerca de 20 livros sobre alimentação, o médico Marcio Bontempo não se cansa de lutar pela conscientização de uma dieta mais humanizada, com base no vegetarianismo. Para reforçar seu trabalho, ele está lançando Alimentação para um novo mundo, estopim da campanha Ser Vegetariano/Ser Consciente. "O objetivo do livro é fazer o leitor entender que suas escolhas alimentares têm resultados ligados à sua saúde, à saúde coletiva e um impacto profundo no mundo, seja em termos ambientais, sociais etc.", explicou Bontempo, um dos responsáveis pela implantação da medicina natural científica no Brasil. O consumo de carne é abordado pelo médico como "uma das principais causas da fome, da dor, da destruição de meio ambiente e da violência". A obra — definida pelo autor como uma síntese aprimorada e atualizada dos livros anteriores — traz ainda dicas gerais sobre boa alimentação e receitas práticas e nutritivas.

 O que é a alimentação para um novo mundo?

No livro, procuro mostrar que é a dieta do novo cidadão planetário, ou seja, daquele consciente de que seus atos e escolhas têm influência no meio.
 
Como vai se desenvolver a campanha Ser Vegetariano/Ser Consciente a partir do livro?
 
A campanha faz parte de um macroprojeto chamado Alimentação para um Novo Mundo, para difundir a idéia de uma nova consciência alimentar, com base no vegetarianismo, nos alimentos naturais integrais, não-industrializados, e nos suplementos alimentares naturais. Também visa difundir técnicas quantitativas e qualitativas de produção de alimentos — usando a agricultura orgânica e biodinâmica — de cura através de alimentos especiais e de prevenção das doenças. O projeto será divulgado através de campanhas periódicas, a começar pela Ser Vegetariano/Ser Consciente, e da interação com campanhas e projetos similares, inclusive a Fome Zero, do governo federal. Tudo isso utilizando o livro Alimentação para um novo mundo como base.
 
Por que não comer carne? Quais alimentos também são ricos em proteínas?

Existem 57 motivos importantes para não se comer carne e apenas dois para comer: ela é fonte de nutrientes e seu sabor – esse motivo é bastante questionável, pois, sem ervas como tempero e sal, a carne não tem sabor algum e deixa muito a desejar em termos de paladar.  O que precisamos é de aminoácidos (22 tipos existentes), e eles podem ser obtidos do reino vegetal. Não fosse assim, os animais vegetarianos — que nunca comem carne — não seriam mais longevos, saudáveis e mais fortes do que os carnívoros. A soja, os cereais integrais, as leguminosas em geral, as frutas oleaginosas e os laticínios fornecem todos os aminoácidos necessários.
 
O senhor é formado em Medicina. A partir de quando começou a se preocupar com a qualidade da alimentação para se manter a saúde?

Foi quando conheci a macrobiótica e a sua exuberante filosofia, há 25 anos.
 
Quais os benefícios de uma dieta vegetariana e de que forma ela pode ajudar no combate às doenças?

A alimentação vegetariana é pura e simples, além de ser depurativa, desintoxicante, protetora, antioxidante (combate os radicais livres, enquanto que a carne os fornece), nutritiva e harmonizadora. Essas ações permitem um estado de eliminação e de proteção contra as doenças.
 
O senhor poderia citar exemplos de enfermidades que poderiam ser curadas ou evitadas através de uma alimentação vegetariana?

Hipertensão arterial, controle da diabetes, câncer, reumatismo, distúrbios hormonais, envelhecimento precoce, entre muitas outras.



MEDICINA & ALQUIMIA
Bontempo, Dr. Marcio
R$ 52,90

ver todos os livros

Biografia de Gregório de Matos publicada pela Record vence prêmio da ABL
15/07/2015
Saiba mais

Por questões de segurança, Roberto Saviano cancela participação na Flip
Saiba mais

Sucesso no gênero jovem adulto, Gayle Forman lançará seu primeiro livro adulto pela Record.
Saiba mais

Record é 1ª a adquirir os direitos do romance de estreia de Gayle Forman na literatura adulta
15/06/2015
Saiba mais