Gêneros
Administração
Artes
Astrologia
Biografia/ Memória
Chick Lit
Ciências
Ciências Políticas
Ciências Sociais
Cinema
Contos/ Crônicas
Culinária
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Economia
Educação
Ensaio/ Teoria literária
Entretenimento
Esoterismo
Espiritualidade
Filosofia
Geografia
Guerra
Guia
História
Infantil
Jovem Adulto
Juvenil
Literatura
Negócios
Obras de referência
Pensamento
Poesia
Policial
Política
Psicologia/ Psicanálise
Quadrinhos
Qualidade de vida
Relacionamento
Religião
Reportagem
Romance brasileiro
Romance estrangeiro
Romance histórico
Suspense
Teatro
Thriller
Viagem/ Aventura
Coleções
Autores
Tenha acesso a
conteúdos exclusivos.

leitor
livreiro
professor

Email:
Senha:
Lembrar senha
Ciências Sociais Home > Ciências Sociais > Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas
Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas
Autor: Frédéric Martel
Título Original: Mainstream: enquête sur cette culture qui plaît à tout le monde
Tradutor: Clóvis Marques
EAN: 9788520010761
Gênero: Ciências Sociais
Páginas: 490
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Civilização Brasileira
Preço: R$ 79,90
     

Mainstream é resultado de uma vasta pesquisa de campo conduzida por Frédéric Martel em 30 países durante cinco anos. Frédéric Martel entrevistou mais de 1.200 pessoas em todas as capitais do “entertainment”, analisou a ação dos protagonistas, a lógica dos grupos, e acompanhou a circulação de conteúdos em cinco continentes. Ele demonstra que, se os produtos mainstream não são necessariamente artísticos, as estratégias que permitem sua criação e difusão são igualmente fascinantes.

 “Foi declarada a guerra mundial de conteúdos. É uma batalha nos meios de comunicação pelo controle da informação; nas televisões, pelo domínio dos formatos audiovisuais, séries e talk-shows; na cultura, pela conquista de novos mercados através do cinema, da música e do livro; e finalmente é uma batalha internacional de troca de conteúdos pela internet”, afirma o pesquisador.

 No cerne dessa guerra está a cultura mainstream. Novos países emergem com seus meios de comunicação e seu divertimento de massa. A internet multiplica por dez seu poderio. Tudo se acelera. Na Índia, no Brasil, na Arábia Saudita, luta-se pelo domínio da web e pela vitória na batalha do “soft power”. Todos querem controlar as palavras, as imagens e os sonhos.

Como se produz um best seller, um hit ou um blockbuster? Por que a pipoca e a Coca-Cola desempenham um papel decisivo na indústria do cinema? De que maneira Bollywood seduz os africanos e as novelas brasileiras atraem os russos? Qual é a explicação para o triunfo do modelo norte-americano de entretenimento e o declínio do modelo europeu? E, finalmente, por que os valores defendidos pela propaganda chinesa e pelos meios de comunicação muçulmanos estranhamente se assemelham aos dos estúdios Disney?

Mainstream relata essa guerra global das mídias e da cultura. E explica o que é necessário para agradar a todos, em qualquer lugar do mundo.


 

Frédéric Martel

Frédéric Martel é doutor em sociologia, ...



Corpos em aliança e a política das ruas: Notas sobre uma teoria performativa de assembleia
Judith Butler
R$ 59,90

Cadeia: Relato sobre mulheres
Debora Diniz
R$ 39,90

A origem da família, da propriedade privada e do Estado (Ed. Bolso)
Friedrich Engels
R$ 29,90


Frédéric Martel, autor do aguardado "Mainstream", participa do 4º Congresso Internacional Cult de Jornalismo Cultural
São Paulo/SP
26/05/2012
Saiba mais