5 dicas de leitura para crianças, e adultos também

12/10/2021 172 visualizações

Neste dia das crianças, trazemos cinco indicações de histórias incríveis e empoderadas para os pequenos, e para adultos também. Incentivar o hábito da leitura desde pequeno é uma maneira de estimular a criatividade e desenvolver as habilidades linguísticas de cada criança.

Amor de cabelo (Galera), de Matthew A. Cherry  e da ilustradora Vashti Harrison 

Enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas, além da felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.

É inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. Na história, o cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda.

O que a estrada me disse (Galera), da Cleo Wade e da ilustradora Lucie de Moyencourt 

Perfeito para todas as idades mostra, com cuidado, a importância de manter vivas as versões mais corajosas, persistentes e destemidas de nossa criança interior. Afinal de contas é normal ter medo ou, às vezes, vagar pelo caminho errado.

As ilustrações motivadoras e reconfortantes fazem parar a cada página para respirar fundo, refletir e se preparar para o próximo desafio. É delicado e repleto de uma faísca capaz de acender a criatividade. Quando os obstáculos e pedras surgem inesperados na trajetória, é normal que nos sintamos amedrontados, assustados e confusos diante da necessidade de fazermos escolhas. Na vida, a coisa mais importante que temos de fazer é seguir em frente. Continuar – não importa o que aconteça.

O guia de alimentação e o cuidado de um buraco negro de estimação (Galera Junior), da Michelle Cuevas

Original, engraçado e emocionante sobre como lidar com o luto. No livro, Michelle Cuevas equilibra cuidadosamente a luz e a escuridão, misturando de maneira sublime o humor e a tristeza, para criar uma história maravilhosamente acolhedora. Mais do que apenas uma agradável aventura surreal, é um guia inestimável de superação da dor, para pessoas grandes e pequenas.

50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer (Galera), da Débora Thomé

Em tempo de super-heróis este é um livro para conhecer as heroínas da vida real. Nele, jornalista e cientista política Débora Thomé reúne a biografia de grandes mulheres brasileiras. As ilustrações belíssimas são todas de artistas mulheres. Com uma história cheia de aventuras e desafios, não faltam mulheres fortes, fabulosas e fantásticas para inspirar meninas e meninos a não desistirem de seus sonhos, independente das dificuldades.

Leila queria ser livre e ponto. Maria Rita andava com uma rolha pendurada no pescoço – não a deixavam falar o que pensava. Na primeira metade do século XIX, Liberata apelou pela própria liberdade. Lota morreu de amor. E Aracy virou anjo. Incríveis, revolucionárias, livres. Mulheres que mudaram o mundo com histórias para ler antes de crescer, de dormir e de sonhar.

A fada mamãe e eu (Galera Junior), da Sophie Kinsella 

Primeiro livro para crianças da autora best-seller Sophie Kinsella traz uma mensagem sobre as virtudes da paciência e sobre como a vida familiar não precisa ser perfeita para ser divertida e repleta de amor.. Na história, Ella tem um grande segredo: sua mãe é uma fada. Aliás, todas as mulheres de sua família têm poderes mágicos e asas lindas. Além de uma Smartvarinha capaz de produzir os mais interessantes feitiços, como criar a festa de aniversário perfeita, acelerar a fila do supermercado e fazer lindos e deliciosos cupcakes. Mas a mãe de Ella também tem certa dificuldade para operar sua Smartvarinha, e nem sempre seus feitiços acabam saindo do jeitinho que se imaginou a princípio. Sorte a dela ter Ella sempre por perto para ajudar a resolver as coisas e fazer tudo voltar ao normal.