O boletim Casa do Livro desta semana é sobre Voando para casa e outras histórias (ed. José Olympio), livro inédito de Ralph Ellison, um dos maiores escritores americanos do século XX. Ele é autor de “Homem invisível”, também publicado pela JO, com o qual venceu o Pulitzer.
O livro traz seus primeiros textos, escritos entre 1937 e 1954, que abordam a formação de uma identidade negra estadunidense, e dialogam com a formação da identidade negra brasileira. O tradutor dos contos André Capilé, poeta, pesquisador de produções literárias afrodiaspóricas e professor de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trouxe a oralidade do texto de Ellison para uma linguagem popular brasileira.
“De algum modo a melhor maneira de fazer essa transposição seria agir de modo radical a partir de uma ideia da Lélia Gonzalez, de uma espécie de pretuguês, que é parte constituinte da língua brasileira, muita diversa da língua portuguesa euro-ocidental,” explica ele, justificando que “essa é a língua constituinte da maior parte dos falantes brasileiros fora do regime formal”.
Ouça aqui: