Airton Souza é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024

24/09/2024 596 visualizações

Referência consolidada nos meios literários da região norte do país, Airton Souza tem ganhado relevância em todo o Brasil. O autor é um dos destaques como finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2024, considerada a maior premiação de romances do Brasil, por seu livro Outono de carne estranha (Ed. Record). Dividido em duas categorias, Romance do ano e Romance de Estreia do Ano, o prêmio prestigia os melhores livros do gênero publicados em 2023. Das 339 obras habilitadas para a competição, dez finalistas foram selecionados para cada categoria e divulgados nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial pelo governo do Estado de São Paulo. 

Airton concorre pela categoria de Estreia do Ano com seu romance sobre um casal de garimpeiros e um padre em busca do sonho do ouro no território embrutecido da Serra Pelada. Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2023, com esse épico minimalista, o autor também é semifinalista do Prêmio Oceanos, uma das maiores premiações literárias de língua portuguesa, na categoria Prosa, ao lado de obras portuguesas, moçambicanas e caboverdianas. 

“Esse foi o lugar mais longe que a literatura me levou. Há 20 anos eu passava fome, dormia inquieto pensando no que fazer da vida meio a pobreza. Encontrei a resposta nos livros, na leitura, nas literaturas e na escola pública brasileira. Foram essas coisas que me devolveram a mínima dignidade de eu me sentir humano”, comenta Airton sobre a indicação ao prêmio. 

Trazendo a temática LGBTQIA+ para o garimpo, Outono de carne estranha é o terceiro livro vencedor seguido do prêmio Sesc de Literatura de autoria de um escritor nascido e residente do Pará. Com escrita sensível e perfurante, Airton convida o leitor a mergulhar nas lamas de Serra Pelada, combinando as memórias da história brasileira com a ficção nesse seu romance premiado, que já está na sua 4ª edição pela Editora Record.