Amor e sexo com Regina Navarro Lins

6/09/2021 207 visualizações

Falar sobre relacionamentos, amor e principalmente sexo ainda é tabu para algumas pessoas. Mas, isso pode mudar com a ajuda da psicanalista e autora Regina Navarro Lins.

Hoje (06/09), em pleno Dia do Sexo, trazemos três sugestões de leitura sobre o tema, e também aproveitamos para lembrar que questões ligadas ao sexo têm muito a ver com a saúde como um todo. Cuidem-se!

Regina Navarro Lins acumula mais de 47 anos em prática clínica e tem se dedicado à pesquisa de questões que envolvem relacionamentos amorosos e sexualidade. A temática é abordada de diversas formas em suas obras lançadas pelo selo Best-Seller, como em A cama na varanda, Amor na vitrine, O livro do amor e Novas formas de amar.

A cama na rede: o que os brasileiros pensam sobre amor e sexo 

A partir de uma seleção de comentários de internautas postados no site Cama na Rede, Regina Navarro Lins aborda temas como relações extraconjugais, falta de desejo sexual no casamento, ciúme, fantasias sexuais e homossexualidade de maneira natural e sábia. A ampla variedade de temas apresentados garante uma leitura prazerosa e extremamente informativa. Ao final de cada conjunto de respostas, Regina analisa os resultados e propõe reflexões para que homens e mulheres revejam posturas ou confirmem suas atitudes. Nesta pesquisa inédita sobre assuntos difíceis de lidar, a psicanalista esclarece dúvidas sobre sexualidade e oferece exemplos de casos reais que podem ajudar na tomada de decisões importantes nos relacionamentos.

A cama na varanda 

Em sua busca incansável pela realização e pela satisfação pessoal, a sociedade vai se transformando e adotando novas formas de agir e pensar a relação com o outro e a própria noção do que é o amor e do que é a intimidade. Com isso, a ideia do amor romântico e monogâmico começa a dar lugar a relações fluidas, estabelecendo um embate entre a estabilidade e a liberdade. Isso é o que Regina Navarro Lins mostra em A cama na varanda. As transformações contínuas, admitindo regras mais flexíveis e abrindo espaço para que os participantes desses relacionamentos possam se expressar com maior liberdade. O livro convida o leitor a abrir sua mente para o que estamos vivendo na atualidade. E mesmo que não partilhe das necessidades e práticas desses protagonistas dos novos tempos, ouça o que eles têm a dizer. A autora propõe que, ao trazer a cama para a varanda, possamos discutir e refletir a respeito de assuntos que há muito tempo já deveriam ter deixado de ser tabu.

Amor na vitrine

Percorre a dinâmica dos relacionamentos desde a pré-história, passando pela Grécia Antiga, pela Idade Média, pelo Iluminismo, pelo século XIX, pelo advento da pílula anticoncepcional no século XX, até chegar às novas relações no mundo contemporâneo conectado. Nele, as estruturas das relações e os padrões da sexualidade são frequentemente questionados. Por meio de pequenas doses textuais, Regina Navarro Lins provoca, informa e conduz a reflexões sobre as possíveis trajetórias das relações amorosas em constante mutação. Nessa vitrine, proporcionada pela autora podemos ver os outros e a nós mesmos, nossas emoções e sentimentos expostos para análise de quem por ali passar.