Ana Maria Gonçalves é a homenageada da edição de 40 anos da Bienal do Rio

1/09/2023 1634 visualizações

A Bienal do livro de 2023 começou! O evento que vai de 1 a 10 de setembro comemora 40 anos de existência na Cidade Maravilhosa. Na abertura, Ana Maria Gonçalves, a homenageada do evento, fez um discurso que ressalta a importância da diversidade no mercado literário

A homenagem à escritora de “Um defeito de cor” trouxe o samba da Portela para os pavilhões do Riocentro. Foi com música e diversidade que um dos maiores eventos literários do país começou. Em clima de festa, a Bienal tem a expectativa de receber 600 mil pessoas nesses 10 dias. Ana Maria Gonçalves vê a sua obra ganhar cada vez mais espaço com o passar dos anos. Além da homenagem de um dos maiores eventos literários do país, seu livro será o tema do samba enredo da azul e branco de Oswaldo Cruz no carnaval de 2024.

Em seu discurso, a autora reforça a necessidade da existência de espaços plurais na literatura. Logo após os agradecimentos, diz: “Que a minha presença aqui hoje se dê por essas ausências, por todas essas romancistas, negros, indígenas, LGBT, que por muito tempo ficaram ausentes deste mercado. Agradecemos, abraçamos e aceitamos que eles sejam parte também desta festa”.

A editora Record promoveu uma ação em comemoração ao momento da autora. Ao comprar o livro na Bienal, os leitores ganham a camisa do samba da Portela.

Veja o vídeo do discurso da autora abaixo:

E os reconhecimentos à escritora não param por aí. Ontem (31), a Nave do Conhecimento do Engenhão, projeto educativo da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, recebeu a autora para a inauguração da Sala de Leitura Ana Maria Gonçalves. Essa é a primeira Sala de Leitura implantada no interior das Naves do Conhecimento. O novo espaço disponibilizará aos frequentadores livros catalogados doados pela Editora Record, em sua maioria, especializados em Literatura Afro-Brasileira. A proposta é que os usuários da unidade sejam estimulados à leitura, adquirindo mais conhecimento, além de conhecer autores relevantes e suas obras.

Logo mais, às 19h, Ana Maria Gonçalves falará sobre “As muitas cores de Um Defeito de Cor” em mesa com Paulo Lins, Antônio Gonzaga, André Rodrigues, Cidinha da Silva e Alexandre dos Santos.