O estande da Casa Record, decorado como as casas brasileiras e com direito ao seu próprio boteco, receberá, durante a semana, autoras da fantasia à literatura infantil: Carina Rissi, Giu Domingues, Ray Tavares, Cintia Barreto, e Mayra Sigwalt. No palco Apoteose, Elisama Santos conversará com os leitores sobre a maternidade na quinta (19), às 11h.
A programação no palco Apoteose continua, na sexta-feira (20), com Leandro Karnal e Gabriela Prioli falando sobre a influência dos clubes literários, enquanto Carina Rissi apresenta a magia do amor para os leitores. O cronograma de palestras ainda contará com a participação das escritoras de romantasia Babi A. Sette e Paula Pimenta e o filósofo Mario Sergio Cortella.
O Café Literário, que tem como um de seus curadores Luiz Antonio Simas, autor da Casa Record, reunirá os escritores Yasmin Santos, Luiz Rufino, Alberto Mussa, Marcelo Moutinho e Miriam Leitão para conversas que valorizam a cultura popular. Já no estande do Tik Tok, Carla Madeira conversa com Lázaro Ramos e Pedro Pacífico no sábado (21), às 15h.
Lucy Vargas, autora de Cúmplices de um escândalo (Ed. Verus), Stefano Volp, autor de Santo de casa (Ed. Record), e Felipe Cabral, que está lançando seu novo romance Nossa grande chance (Ed. Verus), são mais alguns nomes que compõem a programação diversa da Bienal com conversas especiais com seus leitores.
AUTORES RECORD, DE QUINTA (19) A DOMINGO (22)
ALBERTO MUSSA. Além de contos, romances, ensaios e traduções, é autor do Compêndio mítico do Rio de Janeiro, série de cinco novelas policiais, uma para cada século da história carioca. Entre outras distinções, ganhou os prêmios Casa de Las Américas, Academia Brasileira de Letras, Oceanos, Machado de Assis e APCA. Estudada na Europa, nos Estados Unidos e no mundo árabe, sua obra está publicada em dezenove países e dezesseis idiomas. Café Literário. Domingo (22), 14h.
ANTONIO TORRES. Antes de chegar à literatura, passou pelo jornalismo, primeiro na Bahia, estado em que nasceu, depois em São Paulo, onde migrou para a publicidade. Sua estreia literária se deu em 1972, com o romance Um cão uivando para a lua, que causou grande impacto na crítica e no público. De lá para cá, publicou quase vinte livros, entre os quais se destaca a trilogia: Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha. Sua premiada obra, que passeia por cenários urbanos, rurais e históricos, tem várias edições no Brasil e traduções em muitos países. Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Letras da Bahia, da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Contemporânea de Letras (São Paulo), Torres é sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Auditório Ziraldo. Quinta (19), 16h.
BABI A. SETTE. É reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção. Formada em comunicação social, ela ama viajar, conhecer lugares, culturas e pessoas. Acredita que no mundo perfeito não podem faltar chocolate, filmes da Disney e histórias de amor. Apoteose. Sábado (21), 11h.
CARINA RISSI. Leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve -, Carina também atua como roteirista e se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e fazendo planos para conhecer o mundo todo, agora que começou a superar o pavor de voar. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, e atualmente mora em Portugal com o marido e a filha. Apoteose. Sexta (20), 17h. Skeelo. Sábado (21), 12h. Estande Record. Sábado (21), 14h.
CARLA MADEIRA. Carla Madeira é um fenômeno literário. A escritora de ficção brasileira mais vendida e lida entre nós nos últimos anos chegou a ter, ao mesmo tempo, seus três livros na lista dos mais vendidos! Suas obras já foram publicadas com grande sucesso em Portugal e, em breve, terão edições no México, na Itália e na Rússia. Além de tudo isso, Madeira conquistou o reconhecimento da crítica, como fica evidente nos prefácios inéditos incluídos nestas novas edições, escritos por nomes incontornáveis dos meios literário e acadêmico. TikTok. Sábado (21), 15h.
ELISAMA SANTOS. Baiana, é escritora, psicanalista e apresentadora de TV. Autora de Educação não violenta, Por que gritamos e Mesmo Rio, publicados pela Record, além de Conversas corajosas, da Paz & Terra. Escreve e palestra sobre educação parental e a construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, por meio da comunicação não violenta. Mãe de Miguel e Helena, compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo. Apoteose. Quinta (19), 11h.
FELIPE CABRAL. Carioca, é autor de O primeiro beijo de Romeu e do conto Um príncipe pra chamar de meu, parte da antologia Finalmente 15, ambos publicados pela Galera Record. Na televisão, foi autor colaborador das novelas Totalmente demais e Bom sucesso (Rede Globo). No cinema, realizou premiados curtas-metragens com protagonismo LGBTQIAP+, incluindo Aceito e Gaydar. Apaixonado por teatro, escreveu e atuou em diversos espetáculos, além de dirigir e apresentar o FESTU, festival de teatro universitário referência no país. Seja no palco ou nas telas, como ator, roteirista, dramaturgo ou escritor, Felipe luta para que histórias e personagens LGBTs ocupem mais espaços. Nossa grande chance (Ed. Galera Record) é seu segundo romance. Skeelo. Quinta (19), 14h.
GABRIELA PRIOLI. Jurista, comunicadora e escritora. Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é mestre em Direito Penal pela USP, onde também cursa o doutorado em Direito Constitucional. Já atuou como advogada criminalista e é professora convidada de cursos de pós-graduação em Direito Penal no Mackenzie desde 2016. Passou pela CNN e pelo programa Saia Justa, do GNT, onde hoje é apresentadora do Sábia Ignorância. Autora de duas obras publicadas, atualmente comanda um dos maiores clubes de leitura do Brasil ao lado de Leandro Karnal. Apoteose. Sexta (20), 13h.
GIU DOMINGUES. É a autora da duologia de fantasia e romance sáfico Luzes do Norte e Sombras do Sul, que juntas já venderam mais de 50 mil exemplares e consagraram a autora como best-seller nacional. Giu gosta de ler e escrever sobre mulheres imperfeitas, como ela. Apaixonada por fantasia, também acredita no potencial que histórias sobre o fantástico têm de contar verdades sobre nosso mundo, quem somos e o que sentimos. Estande Record. Sábado (21), 17h30.
HENRIQUE RODRIGUES. Cresceu em Seropédica e morou em diversos bairros cariocas. É curador do Prêmio Pallas de Literatura, coordenador do Prêmio Caminhos de Literatura e diretor do Instituto Caminhos da Palavra, instituição criada em 2025 para a promoção do livro, da leitura e da escrita literária. É autor do livro de poemas A musa diluída (Record) e também organizador e coautor de Como se não houvesse amanhã: 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana (Record, 2010) e O livro branco: 19 contos inspirados em músicas dos Beatles + bonus track, todos publicados pela Record. Café Literário. Domingo (22), 14h.
LEANDRO KARNAL. Historiador, professor, escritor e palestrante, ele é reconhecido por sua atuação intelectual e presença na mídia. Formou-se em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e é doutor pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em História da América. Tornou-se professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde lecionou por mais de duas décadas, construindo uma carreira acadêmica sólida, especialmente nas áreas de História da Religião, Ética e Filosofia. Integrou o CNN Night e apresentou o programa Universo Karnal na emissora. Apoteose. Sexta (20), 13h.
LUCY VARGAS. É jornalista e autora de romances viciantes. Ela se diverte criando personagens memoráveis com histórias complicadas, e derrama todo o seu romantismo nas páginas dos livros que escreve. Adora misturar romance com doses generosas de suspense, mistério, ação e sensualidade. Quando adolescente, Lucy publicava fanfics na internet e terminou seu primeiro romance de época aos dezenove anos. Revelada nas plataformas digitais, best-seller da Amazon, iTunes, Kobo e Google Play, foi autora revelação do iTunes e a primeira escritora brasileira convidada pelo Google a publicar seus livros independentes na Play Store. Além da Página. Quinta (19), 14h30.
LUIZ RUFINO. Criado no subúrbio carioca, filho de pai e mãe cearenses, neto de vaqueiros e lavradores. Tem as ruas, as rodas, os quintais e os terreiros como lugar de formação. É professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rufino escreveu diversos livros, entre eles Pedagogia das encruzilhadas, e Vence-demanda: educação e descolonização. Cazuá é a sua estreia na Paz & Terra. Café Literário. Sexta (20), 18h30.
MARCELO MOUTINHO. É escritor e jornalista. Conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica, com A lua na caixa d’água (Malê), e o Prêmio Clarice Lispector 2017, da Fundação Biblioteca Nacional, com a seleta de contos Ferrugem (Record). Publicou também os livros A palavra ausente (Malê), Rua de dentro (Record) e Na dobra do dia (Rocco), além de obras voltadas para as crianças. É mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da FGV-Rio. Café Literário. Domingo (22), 14h. Estante Virtual. Domingo (22), 16h.
MARIO SERGIO CORTELLA. Quando tinha 13 anos, mudou-se com os pais, irmão e irmã para São Paulo, onde está até hoje, faz mais meio século. Formou-se em Filosofia, fez Mestrado e Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação (Currículo) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela se aposentou como professor-titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais. Apoteose. Sábado (21), 17h.
MAYRA SIGWALT. Mayra Sigwalt é natural de Florianópolis, mas foi criada em Niterói. Desde pequena escreve histórias e tem paixão por livros, por isso se formou em Cinema e há dez anos cria conteúdo na internet sobre literatura. Descendente do povo Kaigáng, tenta por meio de suas histórias criar espaços para que pessoas como ela se vejam na literatura. Mora em São Paulo e geralmente é encontrada na companhia de seus gatos e uma boa caneca de café. Skeelo. Quinta (19), 18h. Estande Record. Domingo (22), 16h30.
MÍRIAM LEITÃO. Tem uma coluna diária no jornal O Globo desde 1991, é comentarista de economia da TV Globo, rádio CBN e tem um programa na GloboNews. Mineira de Caratinga, começou no jornalismo em Vitória e trabalhou também na Gazeta Mercantil, Veja, Abril Vídeo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Ganhou vários prêmios, entre eles o prestigiado Maria Moors Cabot Prize, conferido pelo Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia. Em 2010, publicou pela Record Convém sonhar, uma reunião das suas colunas mais marcantes. Em 2012, Saga brasileira recebeu o prêmio máximo do 54º Jabuti: Livro do Ano de Não Ficção. Esse ano, Míriam foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Café Literário. Domingo (22), 16h.
PAULA PIMENTA. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas adoraria morar em um reino encantado e viver uma história de princesa! Ela começou sua carreira de escritora em 2001, com o livro de poemas Confissão. É autora das séries Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série, do livro de crônicas Apaixonada por palavras e participou da antologia O livro das princesas. Skeelo. Sexta (20), 16h. Apoteose. Sábado (21), 13h.
RAY TAVARES. Tem quatro livros publicados: Os 12 signos de Valentina, Confidências de uma ex-popular, Carta aos astros e As vantagens de ser você, além de contos em antologias. No audiovisual, escreveu De volta aos 15, da Netflix, Acampamento de magia para jovens bruxos, da Globoplay, e Bugados, do Gloob. Atualmente, passa os dias escrevendo na companhia de seu esposo e de seus dois cachorrinhos saídos diretamente do Condado: Bilbo e Frodo. Além da Página. Sábado (21), 17h30. Estande Record. Sábado (21), 19h30. Estande Record. Domingo (22), 14h.