Uma paixão em comum por História e pelo universo dos jogos de RPG colocou o historiador Vítor Soares e o publicitário Giovanni Arceno na mesma página. A dupla teve a ideia de criar um livro-jogo, no estilo ‘Escolha a sua aventura’ ambientado em algum momento histórico do Brasil. Assim surgiu ‘O porão’, recém-lançado pela Record, e que propõe ao leitor-jogador a missão de resgatar uma presa política do Doi-Codi de São Paulo após a assinatura do AI-5. Vítor, que também é o idealizador do História em Meia Hora, maior podcast de História do Brasil, e Giovanni conversaram com a apresentadora Simone Magno e com o editor-executivo da Record, Lucas Telles, no novo episódio de A Casa do Livro, que está no ar no canal de YouTube do Grupo Editorial Record.
“O Brasil tem muitos trabalhos excelentes sobre ditadura, é mais trabalho acadêmico. A gente quer que a história do Brasil seja interessante, faça sentido para um público ainda maior”, comentou Vítor. O livro chegou num momento em que outros títulos interativos, como Crimes ilustrados, também da Record, está chegando às livrarias, impulsionando um novo segmento para os leitores e as leitoras jovens.
Para Lucas Telles, a abordagem desse período da história brasileira deve ser feita com cautela, mas deve ser feita: “A gente também tomou muito cuidado para não banalizar. Tem muita coisa que o cenário descreve para respeitar as pessoas que viveram esse período.”
Para saber mais, ouça o episódio completo no Spotify: https://open.spotify.com/episode/7McR3kpqEY0M72QaJbDMzA