Albert Uderzo

Albert Uderzo nasceu em Fismes no dia 25 de abril de 1927. Desde o jardim de infância, manifestou uma espantosa aptidão para o desenho. Totalmente autodidata, enchia os cadernos escolares com esboços surpreendentes (entre eles, alguns de colunas romanas!). Apaixonado pelos heróis de Walt Disney, sonhava trabalhar na indústria dos filmes de animação.

No início dos anos 1940, começou a trabalhar para diversas revistas, criando e desenhando novos heróis. Numa manhã de 1951, Uderzo foi informado sobre a vinda de um novo colega, chamado “Gossini”. Ao ouvir este nome, as raízes italianas de Albert entraram em ebulição. “Não, o nome dele escreve-se GOSCINNY. É francês e vem dos Estados Unidos.” Nasceu uma excepcional amizade.

No dia 29 de outubro de 1959, o número 1 da Pilote apresentou, na página 20, a primeira tirinha das Aventuras de Asterix, o Gaulês. O sucesso foi imediato: mais de 300 mil exemplares vendidos no primeiro dia!

Durante algum tempo, os dois autores continuaram algumas séries, individualmente ou em conjunto. Mas a partir do álbum O escudo arverno, Albert Uderzo decidiu dedicar-se exclusivamente ao pequeno herói gaulês.

Em 1977, com a morte de Goscinny, aos 51 anos, Uderzo decidiu continuar o projeto sozinho. Em sessenta anos, Asterix tornou-se um fenômeno mundial, com mais de 30 álbuns traduzidos para 107 línguas, filmes e um parque temático com o seu nome.

Albert Uderzo faleceu no dia 24 de março de 2020 em Neuilly-sur-Seine.

Exibindo 1–20 de 43 resultados