René Goscinny

René Goscinny nasceu em Paris, em 14 de agosto de 1926. Em 1928, a família Goscinny se mudou para a Argentina, onde Goscinny passa a estuda no liceu francês de Buenos Aires. Apaixonado pela escrita e pelo grafismo, descobriu muito cedo a literatura e, depois, os quadrinhos.

Nos anos 1940, após algumas experiências sem futuro, tornou-se desenhista assistente numa agência de publicidade, partindo depois para Nova Iorque a convite de um tio. Mais tarde, já em Bruxelas, foi contratado por um uma agência de notícias e recebeu sua primeira missão: ir a Paris buscar ilustrações de um tal Albert Uderzo. Os dois homens tornam-se inseparáveis! Juntos, multiplicam projetos. Muitos heróis nascem desta colaboração, entre os quais Humpá-pá, considerado por muitos como um herói precursor de Asterix.

No dia 29 de outubro de 1959, o número 1 da Pilote apresentou, na página 20, a primeira tirinha das Aventuras de Asterix, o Gaulês. O sucesso foi imediato: mais de 300 mil exemplares vendidos no primeiro dia!

Goscinny passou a colaborar em muitas histórias em quadrinhos: em Asterix, obviamente, mas também Iznogoud , O Menino Nicolau, Lucky Luke, Valentin, Les Dingodossiers.

Asterix tornou-se um fenômeno mundial, com mais de 30 álbuns traduzidos para 107 línguas, filmes e um parque temático com o seu nome.

René Goscinny faleceu no dia 5 de novembro de 1977, em Paris.

Exibindo 1–20 de 43 resultados