Centenário de Leonel Brizola é comemorado com nova edição de biografia

21/01/2022 2047 visualizações

Um dos políticos que escreveram o nome na história do país, Leonel de Moura Brizola completaria 100 anos no dia 22. Em homenagem ao centenário do gaúcho, o Grupo Editorial Record relança em fevereiro, pelo selo Paz & Terra, ‘Brizola’, a biografia escrita por Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro.

Revivendo grandes momentos da história de Brizola, o livro relembra o quão fundamental foi a sua dedicação ao Brasil. Autor de pérolas como “estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem vergonha” ou “Sou como uma planta no deserto, basta uma única gota de orvalho para me alimentar”, Brizola foi o único político que conseguiu se eleger governador em dois estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Resistiu à ditadura militar e teve uma imprescindível participação no processo de redemocratização do país.

Nesta biografia, Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro revisitam seus baús repletos de memórias para contar fatos curiosos da vida política do gaúcho. O documento apresenta com propriedade a personalidade do ex-governador, dos detalhes mais sutis da manobra com o governo Carter em busca de asilo político nos EUA até a criação do PDT. Os autores estiveram ao lado do político durante o período do exílio e assinaram o documento que marcou a fundação do PDT e ajudou Brizola a articular seu retorno ao país, já no processo de redemocratização pós-Golpe.

São pontos de vista de dois companheiros que acompanharam de perto cada detalhe do retorno de Brizola ao Brasil e estiveram juntos na trajetória daquele que até hoje permanece no inconsciente coletivo de muitos brasileiros como um verdadeiro mito. ‘Brizola’ mostra para as novas gerações o lugar de Leonel Brizola na política brasileira.