Copa no Grupo Editorial Record: Brasil x Sérvia

26/06/2018 1 visualizações

O jogo Brasil x Sérvia, aqui no Grupo Editorial Record, será especialmente para as autobiografias de duas mulheres muito importantes para a cultura do país em que vivem. Os livros “Foi assim: autobiografia”, de Wanderléa e “Pelas paredes”, de Marina Abramović são os destaques para acompanhar o jogo desta quarta-feira (27).

Tanto a brasileira quanto a sérvia têm em comum fortes memórias sobre as experiências vividas como artistas no país de origem. Nos anos 1970, enquanto Marina Abramovic dava início a sua carreira no mundo das artes, a transgressora Wanderléa dava um grande passo na carreira solo, já independente dos amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com quem dividiu os palcos do programa Jovem Guarda, da Tv Record nos anos 1960.

De um lado, a artista performática Marina Abramović, nascida em Belgrado, na Sérvia, mescla a história de sua carreira como importante personagem para a arte contemporânea com memórias da infância no país. A artista narra sua história de vida, desde o romance que os pais viveram durante a Segunda Guerra Mundial, até as experiências corporais e artísticas que viveu durante as exposições que apresentou. Com enfoque principal ao seu trabalho, a artista conta no livro como foi a principal exposição de sua vida — A artista está presente —  instalada por três meses, em 2010, no MoMa — Museu de arte moderna de Nova York. A exposição inspirou um filme sobre a artista, lançado em 2012, e consagrou Marina Abramović como uma das principais artistas performáticas de seu tempo.

Pelo Brasil quem joga é Wanderléa, cantora referência do movimento da jovem guarda. A personalidade conhecida pelos brasileiros como “ternurinha” foi ícone do importante movimento cultural que instaurou a cultura pop no Brasil e era caracterizado pela rebeldia jovem, roupas descoladas e uso de guitarras nas músicas.

O título do livro é inspirado em um dos maiores sucessos da cantora. A obra propõe uma deliciosa viagem pelas vivências da “ternurinha” intercaladas pelo movimento cultural em que o Brasil estava inserido durante a juventude da cantora. No âmbito pessoal, transforma alguns dos curtos capítulos do livro em desabafos sobre família, relação com os amigos e o processo de envelhecimento. Em um deles, conta sobre a sensação de posar nua para um ensaio fotográfico durante a gravidez. Em outro, sobre como foi conviver com Elis Regina em passagem pelos Estados Unidos. O livro acompanha imagens da vida da cantora ao lado dos familiares, amigos e em programas de televisão.

Esse time de peso está te esperando na livraria mais próxima. Confira, abaixo, detalhes sobre as leituras indicadas:

 

Capa Pelas paredes V3 DS.indd

Pelas paredes: Memórias de Marina Abramović
Marina Abramović

Marina Abramović, um dos principais nomes da arte contemporânea, narra sua extraordinária história de vida e sua influente trajetória

Com uma carreira artística incomparável, Marina Abramović supera medo, dor, exaustão e perigo para realizar performances que relacionam os limites do corpo e as possibilidades da mente. E, para celebrar os 50 anos de performances inovadoras, Marina demonstrou mais de uma vez que é, verdadeiramente, uma força da natureza: realizou, no MoMA, em 2010, com fila de mais de 750 mil pessoas, a retrospectiva de seus trabalhos e uma performance sem precedentes. | Compre aqui

 

Wanderléa: Foi assimARTE_wanderlea.indd
Wanderléa

A autobiografia de uma das cantoras mais queridas do Brasil, cuja impressionante trajetória tece o panorama de toda sua geração

Com seu talento, carisma e uma trajetória surpreendente que marcou época, Wanderléa é uma das cantoras mais queridas do Brasil. Ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, deu origem à Jovem Guarda, um dos movimentos musicais de massa de maior impacto no país.

Relembrando desde a infância em Minas Gerais e o sucesso ainda muito jovem até a consagração como ícone da música brasileira, a “mistura de cigana e teenager centenária” conta histórias inéditas de sua carreira, de inúmeros sucessos e grandes adversidades, incluindo os momentos ao lado de nomes de peso da música brasileira, como Roberto e Erasmo, parceiros de Jovem Guarda e amigos para toda a vida. | Compre aqui