“Então”, de Morris Gleitzman ganha título de Altamente Recomendável pela FNLIJ

4/09/2020 50 visualizações

Publicado pela Editora Paz & Terra, “Então”, livro do autor Morris Gleitzman recebe o título de Altamente Recomendável 2020, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A história é uma continuação do premiado “Uma vez”, reconhecido pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil na categoria de tradução, em 2018, e pelo Conselho australiano do livro para crianças.

Na trama de “Então” (ed. Paz & Terra), um menino  criativo e esperto de 10 anos de idade tenta sobreviver em meio a um dos mais cruéis episódios da história da humanidade: o Holocausto. Na tentativa de reencontrar a família, Felix descobre que foi deixado pelos pais em um orfanato e resolve fugir, mas se depara com uma Polônia tomada pelo horror do regime nazista.

Neste  volume, o menino continua na luta pela sobrevivência, mas desta vez ao lado de Zelda, uma menina de seis anos que ele salva de um incêndio. Depois de fugirem de um trem que leva judeus para um campo de concentração na Polônia, eles precisam de coragem, criatividade e sorte para não serem pegos pelos nazistas nem morrerem de fome ou frio. Com muita sensibilidade, a narrativa de Gleitzman evoca emoção e ternura, do ponto de vista infantil, ensinando sobre a força da amizade em um regime que suprime qualquer vestígio de esperança.

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

Criado em 1975, o prêmio seleciona os dez melhores livros nas categorias: criança, jovem, imagem, poesia, informativo, tradução (criança, jovem e informativo). As publicações ganhadoras também fazem parte do Acervo Básico da FNLIJ, que tem o objetivo orientar a compra de livros para Secretarias de Educação, escolas e bibliotecas.