dois-papas-globo-de-ouro

Globo de Ouro: autor do livro ‘Dois Papas’ é indicado a melhor roteiro

9/12/2019 172 visualizações

Anthony McCarten, autor do livro “Dois papas – Francisco, Bento e a decisão que abalou o mundo” (Ed. Best Seller) foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Roteiro, pelo filme homônimo, inspirado em seu próprio livro. Na obra, McCarten faz um minucioso exame da Igreja Católica e dos motivos que levaram Bento XVI a tomar a decisão histórica da renúncia. Livro também traz fatos novos ao cruzar a trajetória dos dois líderes e seus papados, como a leveza com que Bento XVI (Joseph Ratzinger) retrata o nazismo em suas memórias e o silêncio de Francisco (Jorge Mario Bergoglio) sobre as torturas cometidas pelo governo argentino quando era cardeal em Buenos Aires.

De leitura fácil, ‘Dois Papas’, com o discorrer das informações e da rica pesquisa histórica e biográfica apresentada pelo autor, o livro faz e tenta responder às perguntas: como podem conviver dois Papas, líderes máximos, com visões tão opostas – um conservador e outro progressista? Como resistiria a Igreja frente a tão inédito acontecimento? A quem os fieis e líderes católicos reconheceriam como líder? Como se dividiria a Igreja a partir de agora: conservadora ou reformista?

Em cartaz nas telonas, e prestes a ser lançado também na plataforma de streaming Netflix, a produção, dirigida por Fernando Meirelles, recebeu ainda as indicações de Melhor Filme de Drama, melhor ato (Jonathan Pryce, interpretando o Papa Francisco) e melhor ator coadjuvante (Anthony Hopkins, interpretando o Bento VXI).

Você pode conhecer e comprar o livro aqui.