Lançamentos da semana (23/01)

23/01/2017 580 visualizações

9788501108227. FERRUGEM | Marcelo Moutinho | Record

O assunto de “Ferrugem” é a paisagem humana, os grandes dramas corriqueiros, a vida que passa. Desfilam por aqui personagens ímpares, insuspeitas, inesquecíveis, ainda que aparentemente comuns: a moça soropositiva, caixa de supermercado, que reencontra o antigo namorado; a cobradora de ônibus que dá conselhos amorosos a um passageiro; o cantor de boate que imita Roberto Carlos. O valor literário dos contos de Marcelo Moutinho não está em tramas surpreendentes ou inusitadas, mas na alta-voltagem poética que a voz do narrador consegue extrair de situações vulgares.

9788501106711. PELOS CAMINHOS DO ROCK | Eduardo Araújo | Record

A trajetória do cantor Eduardo Araújo se confunde com o nascimento do rock nacional. Neste livro, ele apresenta um panorama da história da MPB e divide com o leitor casos divertidos e polêmicos, que viveu com os amigos Roberto Carlos e Erasmo, Wilson Simonal, Tim Maia, Carlos Imperial, entre tantos outros.Também está aqui a época em que apresentou um programa na TV Excelsior no qual promoveu o encontro com as estrelas do que mais tarde se tornaria um dos mais importantes movimentos culturais brasileiros: a Jovem Guarda.

9788501108425. UMA LONGA JORNADA PARA CASA | Saroo Brierley | Record

Aos 5 anos, Saroo Brierley vivia no pequeno povoado de Ganesh Talai, na Índia. Brierley ainda não era seu sobrenome, e ele dividia uma casa de apenas um cômodo com a mãe e os três irmãos. Um dia, ao sair com o irmão, de 14 anos, Saroo se perdeu. Acabou entrando num trem por engano, atravessou o país e foi parar em Calcutá, uma das maiores cidades da Índia. Depois de sobreviver sozinho nas ruas, foi levado para uma agência e adotado por um casal australiano. Apenas 26 anos depois, já adulto, é que ele conseguiu reencontrar sua cidade e sua família perdida.É o próprio Saroo quem narra sua história em “Uma longa jornada para casa”. O relato também deu origem a “Lion – Uma jornada para casa”, filme que estreia nos cinemas brasileiros em fevereiro.

9788501108166. A FESTA DOS SONHOS (VOL. 4 ERA OUTRA VEZ) | Sarah Mlynowski | Galera Junior

Desde que se mudaram para a nova casa com os pais, os irmãos Abby e Jonah, de 10 e 7 anos respectivamente, descobriram um mundo novo. É que o porão do novo lar guarda um espelho mágico que, vez ou outra, suga a dupla para dentro de um conto de fadas. Nos três primeiros livros da série “Era outra vez”, os pequenos promoveram uma certa desordem nas histórias de Branca de Neve, Cinderela e Pequena Sereia. Agora, em “Festa dos sonhos”, que chega às livrarias no fim de janeiro pela Galera Junior, eles vão se embrenhar pelo universo da Bela Adormecida.

9788528620726. CHARLOTTE | David Foenkinos | Bertrand Brasil

Uma tragédia familiar pouco antes da Segunda Guerra Mundial marca a vida da pequena Charlotte, que já dava indícios da realizada artista que viria a se tornar. Obcecada pela arte e pela vida, a jovem, progressivamente excluída de todas as esferas sociais alemãs com a ascensão do nazismo, teve que abandonar tudo para se refugiar na França. Exilada, ela inicia uma obra pictural autobiográfica de uma modernidade fascinante.David Foenkinos coloca em suas próprias palavras um tributo original, apaixonado e vivo a Charlotte Salomon. Esse romance assombroso e redentor, pautado na vida da trágica figura real que lhe serve de protagonista, é o relato de uma busca. Da busca de um escritor obcecado por uma artista.

9788528621532. TEMPO DE CRISE | Michel Serres | Bertrand Brasil

Para Michel Serres, devemos pensar em crise para além dos desastres financeiros e econômicos que perturbam o mundo desde 2008.  O filósofo afirma, então, que “a crise que hoje nos sacode, sem sombra de dúvida, esconde e revela rupturas que transcendem no tempo”. Serres aborda no livro as mudanças decisivas pelas quais a sociedade ocidental passou nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial e analisa as alterações observadas na agricultura, nos transportes, na saúde, nas relações entre os homens e nos conflitos mundiais.

9788528621624. ESCONDI MINHA VOZ | Parinoush Saniee | Bertrand Brasil

Da mesma autora do best-seller “O livro do destino”, “Escondi minha voz” retrata infância angustiante de um menino iraniano com dificuldade de se comunicar.
Aparentemente, Shahab não tem nenhum problema e os próprios médicos garantem que ele é saudável. Apesar disso, para preocupação da mãe e desgosto do pai, ele não fala. Com um irmão obstinado em ser o primeiro da classe e uma irmã mais nova desinibida, o menino acaba sendo visto como o estranho da família e é chamado de tonto pelos tios e primos. Mesmo tendo um carinho enorme pela mãe, ele só se sente à vontade para conversar, secretamente, com dois amigos imaginários.A história de Shahab começa a mudar quando sua avó materna passa algumas semanas com a família e desenvolve com o menino uma relação de confiança e cumplicidade. Aos poucos, ele se sente seguro para falar, começa a frequentar a escola e demonstra ter interesse especial pelas palavras escritas.