Leituras olímpicas

29/07/2016 97 visualizações

As Olimpíadas começam oficialmente na semana que vem, mas o clima esportivo já se espalhou por todos os cantos. No universo dos livros não poderia ser diferente. No Grupo Editorial Record, três lançamentos  giram em torno dos Jogos. “A pequena guerreira” (Record), romance baseado na vida da atleta somali Samia Omar, a edição comemorativa do livro em  quadrinhos “Asterix nos jogos olímpicos”, que chega às livrarias em agosto, e “Princesa das águas”, releitura de “A pequena sereia”, escrita por Paula Pimenta. Na história, a protagonista Arielle é uma nadadora que realiza o sonho de competir nas Olimpíadas do Rio.

 

9788501107626.“A pequena guerreira”, Giuseppe Catozzella, Record

O romance é baseado na vida de Samia Omar, uma jovem atleta somali que sonhava em chegar às Olimpíadas. A menina nasceu em um país assolado pela guerra, mas nunca desistiu de seu sonho. Treinava arduamente apesar da violência e do preconceito que a rodeavam, e conseguiu, contra todas as expectativas, integrar a seleção somali de atletismo, além de participar das Olimpíadas de 2008 em Pequim. Um dia, com a família sob risco de ser irremediavelmente afetada pela guerra, sua irmã se vê forçada a fazer a perigosa viagem de barco para a Europa, como refugiada. Pouco tempo depois, Samia, temendo por sua segurança e por seus sonhos, resolve seguir os passos da irmã, e com isso coloca a própria vida nas mãos de traficantes de pessoas, demonstrando até onde alguém é capaz de ir por um sonho. A pequena guerreira é uma história inspiradora e tocante de guerra, família e esperança. A obra ganhou o prêmio Prêmio Strega Giovani, na Itália, já foi publicada em dez países e está sendo adaptada para o cinema.

 

Asterix

 

“Asterix nos jogos olímpicos” (Edição especial e em capa dura), René Goscinny e Albert Uderzo, Record

Asterix, Obelix, e seus amigos irão participar dos famosos jogos olímpicos em Atenas, e todos os homens da aldeia partem para a Grécia para assistir às provas. Eles estão decididos a saírem vitoriosos, mas os Gauleses encontrarão uma competição acirrada tanto dos gregos quanto dos romanos. Será que Asterix conseguirá sua medalha de ouro ou irá amargar o gosto da derrota?

 

 

 

9788501075727.Princesa das águas, Paula Pimenta, Galera

 Em “Princesa das águas”, Paula Pimenta conta a história de Arielle Botrel, uma nadadora de 16 anos que é a maior revelação do esporte brasileiro e está prestes a realizar um sonho: competir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Mas, apesar de amar o que faz, ela não tem exatamente uma vida de sonhos. O pai e o treinador são superprotetores e cobram disciplina 24h por dia, e Arielle só queria mesmo era ter uma vida mais normal. Durante uma competição pré-Olimpíadas na Suíça, ela foge para ir a uma festa e um pequeno acidente vai mudar sua vida: Erico Eggenberg, o tenista suíço que povoa os sonhos de todas as garotas, cai na piscina, bate a cabeça e desmaia. É Arielle quem o salva, e ainda canta para ele permanecer acordado depois da pancada. Mas a moça sai correndo quando os médicos e os repórteres chegam, e a dupla se desencontra. Sem conseguir pensar em outra coisa, a mocinha vai acabar tendo a chance de revê-lo e conquistá-lo mais tarde… mas, por um acaso do destino, terá que fazer isso só com gestos, sem usar a própria voz.