“Manual da garota cacheada”, de Lorraine Massey

6/02/2016 68 visualizações

Eles dão trabalho, exigem cuidados e nem sempre são comportados. Quando o assunto é cabelo, é preciso saber que a cada dia ele pode estar de um jeito. A necessidade de adequação a um padrão imposto há muito tempo pela sociedade, faz com que o alisamento, como justificativa para que os fios fiquem mais “comportados” e mais “bonitos”, seja tão popular. Milhares de pessoas escondem cada vez mais cedo o verdadeiro cabelo e acabam se rendendo à “ditadura dos lisos”.

“O manual da garota cacheada”, lançado pela editora BestSeller,ensina, de maneira prática, a cuidar dos cachos e incentiva a aceitação das madeixas naturais. Através do método Curly Girl, o livro propõe a beleza dos cabelos livres das chapinhas e de qualquer química que danifique os cachos naturais.

Em um simples passo a passo, a autora Lorraine Massey, mostra como identificar o tipo de cacho e apresenta uma rotina detalhada de cuidados com o cabelo: dicas de corte, lavagem e receitas caseiras de hidratação são alguns dos pontos altos do livro. Sair do alisamento e retornar aos cachos pode ser um processo lento que precisa de muita paciência. Por isso, a obra conta com depoimentos de mulheres que vão inspirar os leitores ao longo das etapas do tratamento.

O livro também dedica um capítulo exclusivo para falar das crianças com cabelos enrolados e outro para os homens. “Manual da garota cacheada” é uma forma de driblar a falta de informação sobre os cuidados com os cachos e ressaltar a beleza heterogênea de homens e mulheres.