Nélida Piñon encabeça lista de semifinalistas do Prêmio Oceanos 2020

26/08/2020 48 visualizações

Prêmio Oceanos divulga lista das obras semifinalistas da edição de 2020. Do total de 54 títulos classificados, 37 são obras brasileiras. Nélida Piñon encabeça a lista como a única brasileira classificada em crônicas, na obra de autoficção e memórias Uma furtiva lágrima (Ed.Record). Na categoria romance, Betty Milan e Nei Lopes representam o Grupo Editorial Record com Baal: um romance da imigração Agora serve o coração, respectivamente.

O prêmio que tem como principal critério ser escrito e publicado originalmente em língua portuguesa, teve 1.872 inscritos e analisados por 88 profissionais das Letras (professores de literatura, escritores, poetas e jornalistas) de seis países de língua portuguesa. Na sequência, o “Júri Intermediário”, composto por escritores, professores e críticos, analisa os 54 semifinalistas para eleger os 10 finalistas. Já a decisão final fica nas mãos do júri composto pela professora, escritora e tradutora portuguesa Joana Matos Frias, o professor Carlos Mendes de Sousa, do escritor angolano Ondjaki, pela crítica literária são-tomense Inocência Mata e pelos professores brasileiros Angélica Freitas, João Cezar de Castro Rocha e Viviana Bosi.

Entre novembro e o início de dezembro o grupo analisará os 10 finalistas para eleger os três vencedores, sem separação em categorias. O livro colocado receberá 120 mil, o segundo 80 mil, e o terceiro, 50 mil. O valor total do prêmio desta edição soma R$ 250 mil. Em virtude da pandemia e em respeito à saúde dos jurados, nessa edição, as análises e votações são realizadas virtualmente.