O abraço terapêutico de Elisama Santos

A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, a educadora parental Elisama Santos propõe com Educação não violenta (Ed. Paz & Terra) uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo e que queiram estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência. A construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica. Elisama apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos. Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que abona o uso da violência e da repressão como método educativo.

“Elisama Santos escreveu a antítese do livro de autoajuda fácil”, Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo do programa Encontro com Fátima Bernardes

“De maneira muito leve e fácil de internalizar, a autora, Elisama Santos, elucida conceitos que poderiam ser encarados como difíceis. Apresenta analogias simples, traduz com sabedoria momentos do dia a dia de toda mãe e de todo pai e mostra as aplicações de tudo em que acredita. Seu livro não é um guia de certo e errado, mas sim uma base para que toda parentalidade seja repensada, em termos práticos e com fundamento sólido.

Do que posso chamar uma pessoa que não pensa duas vezes antes de expor suas vulnerabilidades, de abrir sua vida e de se colocar como mãe que tenta ser melhor para si, para seus filhos e para o mundo, mesmo com todas as suas credenciais teóricas e os livros que escreveu? Elisama é luz, é daquelas pessoas que colocam uma causa acima de si mesma, do tipo imprescindível nos dias de hoje.

Neste livro, de um jeito empático e carinhoso, Elisama toca em temas delicados para nós, mães ou pais. Ela mostra que a educação não violenta vai além dos relacionamentos intrafamiliares, indica o olhar para o outro (que tanto falta no mundo atual), ao mesmo tempo que demonstra como é importante olhar para si com mais cuidado e abertura”, Thais Basile, analista comportamental e educadora parental.

ELISAMA SANTOS é educadora parental e consultora em comunicação consciente. Auxilia pais, professores e demais cuidadores na busca de um relacionamento de maior conexão e assertividade com crianças e adolescentes, por meio de palestras e workshops em todo o país, além de dividir seu aprendizado e cotidiano nas redes sociais. Acredita que educar é um processo de autoconhecimento, despertar da consciência e cura. Conhecida desde a infância como “a menina brava”, vivencia diariamente os doces efeitos da prática da atenção e autocompaixão. Mãe de Miguel e Helena, enxerga nos filhos um convite constante a dias mais plenos e harmoniosos, e com eles aprende a aceitar e amar a vida como ela é.

TURNÊ DE LANÇAMENTO: 

15/02, 19h

Livraria Travessa

Rua Voluntários da Pátria, 97. Botafogo

Rio de Janeiro/ RJ

 

22/02, 19h

Livraria da Vila

Rua Fradique Coutinho, 915. Pinheiros

São Paulo/ SP

 

08/03, 19:30

Livrarias Curitiba

Av. Presidente Kennedy, 4121. Shopping  Palladium | Curitiba/ PR

 

15/03,19h

Livraria Leitura

Alameda Euvaldo Luz, 92. Shopping BelaVista | Salvador/ BA

 

22/03,16h

Livraria Leitura

Av. dos Andradas, 3000. Shopping Boulevard | Belo Horizonte/ MG