Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Allende contou para escrever O amante japonês, um romance contemporâneo, teve que voltar ao tempo e pesquisar sobre a invasão nazista da Polônia e o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor. Ela conversou com famílias japonesas-americanas e passou tardes na Sociedade Nacional Japonesa-Americana, em São Francisco. O resultado é um romance que atravessa o século XX e muitos países.
Na história, Irina Bazili acaba de ser contratada para trabalhar em Lark House, uma casa de repouso da terceira idade na periferia de Berkeley, Califórnia. Lá, conhece a altiva Alma Belasco, uma senhora de porte aristocrático, e o simpático Seth, seu neto preferido. Contra todas as expectativas, Irina se sente acolhida por eles. Aos poucos, para satisfazer a curiosidade de Irina e Seth, Alma revela informações sobre seu passado e sobre uma paixão que alimentou secretamente por muitas e muitas décadas. Cartas misteriosas encontradas pelos dois jovens trazem à tona outras passagens da vida da protagonista. Seguindo os passos de Alma, de sua família e amigos, a trama de O amante japonês atravessa momentos marcantes da história e percorre diferentes países.
A trajetória da protagonista começa em 1939, ano em que os nazistas ocupam a Polônia. Ainda criança, Alma é enviada pelos pais aos Estados Unidos, onde poderá viver em segurança na mansão dos tios. Lá, com o mundo em guerra, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Aquele é o início de uma longa relação de amor e amizade, cruelmente abalada após os ataques à base de Pearl Harbor, quando japoneses passaram a ser considerados potenciais inimigos da América. Alma e Ichimei voltariam a se encontrar muitas vezes depois disso, mas seus sentimentos precisariam permanecer em segredo.
Leia o primeiro capítulo aqui.
ISABEL ALLENDE nasceu em 1942, no Peru, onde seu pai era diplomata. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, na Venezuela até 1988 e, a partir de então, na Califórnia. Começou a carreira como jornalista. Em 1982, A Casa dos Espíritos, seu primeiro romance, tornou-se um dos títulos míticos da literatura latino-americanas — e a ele se seguiram muitos outros. Seus livros já foram traduzidos para 35 idiomas. Recebeu o Prêmio Nacional de Literatura em 2010, no Chile, e o Prêmio Hans Christian Andersen em 2012, pela série As Aventuras da Águia e do Jaguar. O Amante Japonês é seu vigésimo segundo livro publicado pela Bertrand Brasil. Para saber mais, acesse www.isabelallende.com.
