Paulo Freire é o sexto brasileiro mais célebre do mundo

O Projeto Pantheon, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que compila e analisa conjuntos de dados sobre cultura mundial, divulgou na última segunda, 4, a lista dos brasileiros mais famosos no mundo. O educador e filósofo Paulo Freire aparece na 6ª posição, depois de Pelé, Paulo Coelho, Garrincha, Lula e Oscar Niemeyer. Freire também aparece na lista na 7ª posição entre os filósofos do século XX com mais page views, seguido de Jacques Derrida e Roland Barthes.

Patrono da educação brasileira e reverenciado em diversos países, Paulo Freire é autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, a terceira mais citada no mundo entre as publicações de ciências sociais e humanas, segundo levantamento do professor Elliot Green, da Escola de Economia de Londres.

Este ano a Editora Paz&Terra vai lançar um novo projeto gráfico da obra do autor. Em julho, chegam às livrarias “Pedagogia da autonomia” e “Direitos humanos e educação libertadora”, que reúne diversos textos do livro “A educação na cidade” e ainda depoimentos, artigos e entrevistas de e sobre Paulo Freire, tratando, sobretudo, de sua experiência na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo. Entre os outros livros que terão nova capa estão “Pedagogia do oprimido” e “Cartas a Cristina”.

Saiba mais sobre o Projeto Pantheon: http://pantheon.media.mit.edu<http://pantheon.media.mit.edu/>