Oferta!
 

A eleição disruptiva

Por que Bolsonaro venceu

  • Brochura R$39,90 R$33,90

R$39,90 R$33,90

Compartilhe:

Sinopse

Leitura obrigatória para compreender não apenas a eleição de Jair Bolsonaro, mas também o Brasil de hoje.

O pleito presidencial de 2018, um marco na política brasileira, é o tema em análise neste A eleição disruptiva: Por que Bolsonaro venceu. Tivemos a vitória de um candidato que, de acordo com a maioria dos analistas e dos líderes políticos, tinha poucas chances de vencer. Tivemos também a quebra do longo ciclo político nacional dominado pela rivalidade entre PT e PSDB.

O antipetismo mostrou-se, na campanha de 2018, uma força social muito mais mobilizada, e o “partido da Lava Jato” mostrou-se maior que o lulismo. Esse foi o verdadeiro embate dessa eleição, a disputa entre lulismo e o “partido da Lava Jato”, que encarnava o “ser contra tudo que está aí” em substituição à antiga polarização entre PT e PSDB. Esse “partido” não só elegeu Jair Bolsonaro, mas protagonizou uma onda de renovação sem precedentes no Congresso em nossa história recente, relegando à condição de partidos médios as grandes estruturas partidárias herdeiras da Nova República, como MDB, PSDB e DEM.

Maurício Moura e Juliano Corbellini conseguiram a proeza de explicar o resultado das urnas com simplicidade – o que não é fácil – por meio de duas perguntas essenciais: 1) Quais eram os principais anseios do eleitor? e 2) Como esse eleitor estava se informando?

Com dados de pesquisa de opinião e a análise acurada do contexto histórico, A eleição disruptiva: Por que Bolsonaro venceu argumenta que os temas ligados à corrupção e segurança, e a raiva contra “tudo o que está aí”, definiram boa parte do desejo do eleitorado. Além disso, eles explicam como o uso das redes sociais e do WhatsApp redefiniu o modo como o eleitor passou a se informar. Essa análise desvenda o paradoxo da eleição de Bolsonaro a despeito da falta de recursos e apoio, e também evidencia por que os autores estavam no grupo bastante restrito que enxergava a vitória do candidato muito antes de a eleição começar.

Sobre o autor

Foto de Maurício Moura
Maurício Moura

Maurício Moura é economista pela USP, especialista em Psicologia Política pela Universidade de Stanford, mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago, mestre em Política pela Universidade George Washington e doutor em Economia e Política do Setor Público pela FGV-SP. Também é formado pelo OPM 52 (Owner and President Management Program) da Escola de Negócios de Harvard. Atualmente é CEO do IDEIA Big Data, presidente do Conselho do Alexandria AI e membro do Conselho da Escola de Pós-Graduação em Política da Universidade George Washington.

www.mauriciomoura.com.br/

Foto de Juliano Corbellini
Juliano Corbellini

Juliano Corbellini é doutor em Ciência Política pela UFRGS, foi professor de Marketing Político e de Comportamento Eleitoral na ULBRA-RS e professor convidado na ESPM de Porto Alegre. É consultor de campanhas eleitorais há mais de dezoito anos, tendo sido coordenador de marketing, entre outras, das campanhas de Flávio Dino (Governo do Maranhão, 2010, 2014 e 2018); Eliziane Gama (Senadora pelo Maranhão, 2018); Jairo Jorge (Governo do Rio Grande do Sul, 2018); Daniel Coelho (Prefeitura de Recife, 2016); Edivaldo Holanda Jr. (Prefeitura de São Luís, 2012); Manuela d’Ávila (Prefeitura de Porto Alegre, 2008 e 2012); Yeda Crusius (Governo do Rio Grande do Sul, 2006) e José Fogaça (Prefeitura de Porto Alegre, 2004). Também é autor de Lições de uma campanha eleitoral: a derrota do grupo Sarney (Tomo Editorial, 2019).

Características

  • ISBN: 978-85-01-11717-5
  • Formato: Brochura
  • Suporte: Texto
  • Altura: 23cm
  • Largura: 15.6cm
  • Profundidade: 0.9cm
  • Lançamento: 01-07-2019
  • Páginas: 168