Seis dicas de livros para aproveitar o Dia Mundial do Rock

Um festival simultâneo de rock em 1985 serviu de pontapé para o “dia mundial do rock”. A ideia de estabelecer uma data para comemorar um dos gêneros musicais mais populares do mundo surgiu de ninguém menos que Phill Collins, na época integrante da banda Genesis, uma das participantes do evento, que também contou com a presença de estrelas como: Paul McCartney, David Bowie, The Who, Queen, Bob Dylan e Rolling Stones.

Mais de trinta anos depois, o dia Mundial do Rock continua a ser lembrado no Brasil. Para alimentar ainda mais o amor pelo rock’n roll, selecionamos alguns livros para vocês passarem não só este 13 de julho, como os outros dias do ano em boa companhia:

 

9788546501199
Phil Collins: Ainda estou vivo – Uma autobiografia
| BestSeller

Compositor e intérprete de sucessos como “Invisible Touch”, “Easy Lover” e “Against All Odds”, Phil Collins acumula mais de 100 milhões de álbuns vendidos tanto em uma banda quanto em carreira solo, e é um dos ícones musicais de toda uma geração. Na autobiografia Ainda estou vivo, Collins narra, de maneira sincera e espirituosa, a história de sua extraordinária carreira, desde a época de ator infantil, passando por sua ascensão no Genesis até seu triunfo como um dos mais bem-sucedidos compositores da era pop. Nas páginas deste livro os fãs poderão conhecer as histórias por trás de suas canções e turnês, projetos e crises pessoais, casamentos e divórcios, sucessos nos topos das paradas e destaques nas manchetes dos infames tabloides. Neste livro, Phil Collins se apresenta como você sempre o viu, mas como nunca o ouviu antes.

 

9788576848790Pearl jam 20 | BestSeller

Com muita perspicácia, paixão e franqueza, Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard, Mike McCready e Dave Krusen relatam o passo a passo que percorreram, desde a primeira jam session em Seattle, até a ascensão ao topo das paradas com o álbum Backspacer. Os músicos ainda revelam o processo criativo que atravessam, além de detalhes pouco conhecidos de sua trajetória, comentando episódios polêmicos e mal esclarecidos, como a tragédia de Roskilde e a batalha contra a Ticketmaster. A partir dos depoimentos íntimos de cada um dos elementos do grupo e dos comentários de amigos e familiares, o leitor perceberá como o Pearl Jam consegue se manter relevante desde 1990, já tendo vendido mais de 60 milhões de discos ao redor do mundo. Esse livro, que também conta com um prefácio escrito por Cameron Crowe, é uma leitura indispensável aos fãs e aos simpatizantes de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

bowie_SAIDA_ALTA
Bowie
| BestSeller

Leigh traça toda a trajetória do músico, desde a infância em sua família problemática, passando pela juventude desvairada em busca do sucesso, até atingir o estrelato e se tornar uma entidade única e inigualável da cultura popular contemporânea. Ao analisar a pluralidade de personagens que o cantor incorporou, examinando sua recusa a se submeter a qualquer padrão sexual, a autora também aponta para uma falta de ortodoxia sem precedentes, chave para a desconstrução de tabus e estopim de uma revolução dos costumes de gênero. Descritas fielmente neste livro, a subversão e a criatividade, algumas das características mais marcantes do astro britânico, não apenas o destacam de seus colegas de profissão, mas são responsáveis pelo charme de Bowie, que cativou milhões de fãs em todo o mundo. Este é o registro mais íntimo e revelador da vida de um dos maiores ícones da história recente. Bowie é, portanto, uma leitura indispensável para todos aqueles que ainda não se contentaram em dizer adeus a David.

Capa Pelos Camnhos do Rock V2 DS.indd
Pelos caminhos do rock
| Record

A trajetória do cantor Eduardo Araújo se confunde com o nascimento do rock nacional. Neste livro, ele apresenta um panorama da história da MPB e divide com o leitor casos divertidos e polêmicos, que viveu com os amigos Roberto Carlos e Erasmo, Wilson Simonal, Tim Maia, Carlos Imperial, entre tantos outros.

Também está aqui a época em que apresentou um programa na TV Excelsior no qual promoveu o encontro com as estrelas do que mais tarde se tornaria um dos mais importantes movimentos culturais brasileiros: a Jovem Guarda.

Com sinceridade tocante, “O Bom” fala da vida pessoal, da busca pela espiritualidade e do encontro com Silvinha, que se tornaria sua companheira não apenas nos palcos, mas na vida.

Rock and roll: uma história social | Record

O autor revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock traçando a história do gênero musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto. A força social das melodias do Rock and Roll flui das páginas, enquanto Friedlander analisa todo um movimento histórico-social baseado em hits como Johnny B. Good e Walk on the wild side. Em sua viagem musical, Friedlander oferece os harmônicos acordes e notas tocadas por Elvis Presley, The Beatles, The Who, Bob Dylan, Rolling Stones, Eric Clapton, entre outros. Além de oferecer uma visão do universo das principais gravadoras, como Motown, e principais tendências das últimas décadas – new wave, rap, soul e folk. Rock and Roll: Uma História Socia  retrata os diversos estilos musicais como locações de um gigantesco mapa rodoviário. Ao abri-lo, começa uma viagem de vila a vila, cidade para cidade, parando a cada capítulo para exemplificar cada vertente com seus representantes mais expressivos. Repleto de fatos curiosos, histórias, sons e sentimentos de cada locação, o livro esquadrinha como a sociedade reagiu ao se ver colocada entre o coração da bateria e o chiado das guitarras.

9788576846123

Freddie Mercury: a biografia definitiva | BestSeller

Dono de um talento colossal aliado a uma personalidade infantil, Freddie Mercury tinha uma tendência ao excesso que marcava o seu temperamento de forma definitiva, responsável por suas maiores glórias – e também por seus piores momentos.

Descrevendo a trajetória do astro desde sua infância na exótica Zanzibar e sua transformação de Farrokh Bulsara em Freddie Mercury até sua consagração com o Queen, Laura Jackson narra os tumultuados relacionamentos da vida do cantor, como sua relação duradoura e conturbada com seu primeiro amor, Mary Austin, e a parceria de uma vida inteira com sua confidente, Barbara Valentin. Com depoimentos de amigos mais próximos a ele, Freddie Mercury: A biografia apresenta histórias inéditas do artista que marcou para sempre a história da música.